sábado, junho 26, 2004

Marasmo

O espírito com que se faz política em Portugal é assustador. A política parece ter deixado de dar prazer a quem a tenta fazer. Basta ver o Canal Parlamento um par de vezes para confirmar isso mesmo.
Os jovens, por mais incrível que pareça, são deveras culpados por isso, já que tentam subir a todo o custo através de um sistema graxista que lhes permite ter um grande estatuto político, mesmo sem terem de passar pela chamada “Universidade”. Chega a lembrar os tempos do século XIX em que a burguesia fazia os possíveis para implantar-se no seio da velha aristocracia.
Contudo, fenómenos de estupidez , tais como João Almeida, não apareceram hoje. Os mais velhos, ou os deputados que parecem ter nascido dentro do Parlamento, fizeram a mesma coisa: entram para o “aparelho” aos dezasseis anitos (ou até mais cedo); decoram o politicamente correcto que ouvem dos superiores; trocam a política pela festa e depois, quando se julgam crescidos, tornam-se altas figuras de Estado.
Exceptuando alguns casos, os deputados nascem com sede de poder e de estatuto. O conhecimento e as ideias não são importantes. Ou melhor, vêm com o dinheiro.