sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Marques Mendes – uma questão sentimental

A minha simpatia para com Marques Mendes é inapagável. Desde muito cedo que fui aprendendo a admirar o senhor. É por admirá-lo há muitos anos que não ficarei descontente se o dito senhor chegar a líder do PSD. É por respeitá-lo que todas as criticas, que aqui lhe possam ser dirigidas, são feitas a contragosto. De qualquer forma, a minha admiração por Marques Mendes deve-se muito ao facto de ele nunca ter chegado ao “poder”. Já fez parte do poder, mas nunca o liderou. Agora, Marques Mendes tem a possibilidade de liderar o seu partido e também de, daqui a uns anos, chegar ao poder. Fico preocupado. Sei que, se isso chegar a acontecer, Marques Mendes governará mal e que eu ficarei infinitamente desiludido.

A culpa não é de Marques Mendes, assim como não era de outros que me desiludiram (diga-se que Santana Lopes nunca chegou a iludir-me). Marques Mendes é um político que foge à mediocridade nacional. A culpa é mesmo do “ poder”, e da forma como ele é visto no nosso país. De facto, o “poder” faz com que os bons políticos se transformem em péssimos políticos. É por isso que prefiro ver Marques Mendes na Assembleia da República, sentado no seu lugar do costume.

[Paulo Ferreira]