sexta-feira, março 25, 2005

A família Penn

Sean Penn é, sem dúvida, um tipo irritante. Um bom actor (o que não é consensual), mas uma «personagem» irritante. E irritante, em especial, para quem adoptou uma certa posição em relação ao papel dos EUA (e da política externa de George W. Bush) no Mundo, nos últimos anos.
Não é só Sean Penn «actor» que não se sabe conter nos filmes, também o Penn «activista» e frustrado accionista da campanha de John Kerry atinge uma intensidade que ultrapassa a pose de «idealista» e passa a uma categoria muito mais incómoda: o «parvo».
Numa sua entrevista recente (hoje traduzida no Público), Penn, a dada altura, diz isto em relação a Sam Bicke, personagem de The Assassination of Richard Nixon: Sente simpatia pela personagem? "Bem, à partida sinto simpatia por aquilo que nele é inocência e pureza de ideais. E embora tenha uma vida muito mais privilegiada do que a dele, com o filme tenho a possibilidade de aumentar o debate num país que limita as oportunidades de debate. Não penso que isto explique assassínios, mas explica o desespero e outras coisas horríveis: o facto de cada vez mais e mais pessoas terem menos e menos. Esta é a história de um homem contra a sociedade e de uma sociedade contra um homem...".
Se fazer um filme esquecendo a «arte do cinema» e focando apenas o Presidente ou um outro político (à la Moore) já é mau, falar sobre um filme sobre os anos 70 e proveitar para falar mal de Bush é incrivelmente deselegante (o que não surpreende em Penn).

Embora diga que a América tem o «primeiro presidente anti-americano» (sic), Bush, o pior em Penn nem é o seu imaginário político, é a sua personalidade. Por muito fechado e arrogante que seja, por exemplo, De Niro, não o vejo a interromper o ambiente de entrega de Óscares para «manifestar desagrado» em relação a uma piada sobre Jude Law. Sean Penn é, por estas e por outras, comparável a outros mas, de certa forma, único em Hollywood. E, mais exclusivo ainda, é o facto de ter um irmão como Chris Penn: quem já teve o privilégio de ver uma entrevista sua compreende que é difícil ser mais castiço...



[João Silva]