domingo, agosto 15, 2004

Texto escolhido

Variações em torno de um tema chatíssimo chamado Jane Powell



Ó jovem, loura, sorridente, cantante Jane Powell
Você pode ser muito bonitinha mas você é um bocado
pau!
Sua cara parece um sabonete num banheiro de ladrilho
E você canta mais agudo do que bond da Light na curva
do trilho.
Você tem todos os requisitos agrícolas exigidos de uma
maçã
Mas eu confesso que prefiro deixar a fruta para o Ricardo
Montalban
Como nesse musical da Metro, em tecnicolor que mais
parece um sandwich americano
E onde você e ele dançam à meia-luz um tanguinho até
bacana
Você me desculpe , Jane Powell, eu estou sendo
deselegante com uma senhoria
Mas eu lhe confesso com sinceridade que a sua cara muito
me irrita
Porque sua cara não é uma cara, é uma pastilha de
vitamina
E você é, de um modo geral, uma chatíssima menina
Você dá cada agudo que se eu fosse director da Central do
Brasil
Punha você para puxar uma composição ferrocarril
Mas como você prefere ser atriz é o caso de dizer
paciência
Embora eu faça essa ponderação com uma certa
impaciência
Eu se fosse sua mãe, coisa que graças a Deus não acontece
Mesmo porque não sou fisiologicamente conformado para
tal
Eu, depois de cada fita sua, punha você numa colônia
correcional
Que é para você não andar aos berros por aí com essa sua
fachada de maçaneta
Ou então punha você na lavoura, manejando a picareta
Ou qualquer outro implemento bem pesado que lhe
deixasse tão cansada
Que quando você abrisse a boca não saísse voz nem nada
Você é uma menininha esdrúxula e ligeiramente morônica
Mas a coisa com que eu não vou mesmo é com a sua cara
Supersónica
Você lembra alimento enlatado, abobrinha verde, André
Kostelanetz
E eu lhe garanto que você não é a mulher que foi tirada
do meu costelanetz
Você deve ter saído mesmo é da costela do Mario Lanza
ou adjacências
Porque do contrário você não viveria marretando assim as
nossas consciências
Eu e Fred Astaire lhe votamos o mais profundo desdém
Porque você, Jane Powell, é o PHYN. Amén.

Vinicius de Moraes, Cinema

[Paulo Rodrigues]