quinta-feira, junho 16, 2005

Nostalgia

Não faz hoje um ano desde que comecei a derramar inimagináveis palermices nas páginas e bytes deste blog. No entanto, alguns dias antes da minha entrada neste espaço, o Paulo deitava, a 16 de Junho, os primeiros tijolos (os mais importantes) nas fundações do Lusitano. Portanto, faz hoje um ano que este blog começou. Para celebrar o facto, e para um momento de comovente nostalgia num quente e seboso dia de Verão, recupero e ponho aqui as minhas primeiras e inócuas palavras neste blog agora amadurecido pela vida que, afinal, sobreviveu a um país governado por Pedro Santana Lopes:

«O Paulo chama-me puro Conservador. O que pode cair mal nas hostes. A palavra tem muitos sentidos, e o ser humano outros tantos. Porque imagem, embora não interesse muito, é coisa que não se esquece. Sobretudo, os bloggers são personagens. Desenvolve-se uma ideia hoje, outra amanhã. Mas a personagem, e a personalidade, não morre. E tanto mais difícil será isso acontecer num blog com um anfitrião e um convidado.
Voltando ao que interessa, a verdade é que não sou um conservador clássico. Nem, por outro lado, vejo a realidade por um prisma igual ao do Paulo. Temos algumas diferenças. Mas as diferenças nunca assassinaram a política. Pelo contrário. Em 1937, na China, Chiang Kai-Shek e Mao Tsé-Tung abraçaram-se para abrir hostilidades contra o Japão. Assim que acabou o conflito internacional, Mao e Chiang voltaram à «sua» guerra e não pararam até que um chinês correu com o outro para a Formosa.
Felizmente, aqui encontramo-nos no mesmo quadrante. E bastante longe das «febres amarelas». Mas há algo em comum: sem atingir o nacionalismo, o que interessa é mesmo o blog.
»

[João Silva]