sexta-feira, agosto 05, 2005

Imagens de Jünger

«Vivia numa febre constante; tinha abandonado o hospital militar porque a posição horizontal se me tornara insuportável, mas estava bem longe de estar curado. De manhã, ainda tossia de vez em quando sangue para o meu lenço, esforçava-me no entanto por não o ver. Fumava cigarros fortes, dos quais tirava o primeiro de cima da mesa de cabeceira, logo ao acordar, e o vinho subia-me facilmente à cabeça.
De noite, acordava sobressaltado com tiros, pois no bairro cheio de ruelas em que eu alugara uma casa, havia prisões e eram feitas tentativas para libertar os presos. Num quartel perto trabalhava um conselho de guerra que todas as manhãs mandava fuzilar atrás de um monumento os saqueadores que haviam sido apanhados durante a noite. Os filhos da minha hospedeira conheciam a hora e iam assistir atentamente. A poucos passos deste monumento havia uma feira; os órgãos dos carrocéis tocavam desde o fim da tarde até à alvorada.
»

Ernst Jünger, O Coração Aventuroso

[João Silva]