sábado, agosto 21, 2004

Patton (I)



George S. Patton Jr. (1885-1945) já nasceu no seio de uma família de militares. Sobretudo, de homens de tradição militar (tradição e disposição que, inadvertidamente ou não, se confundiam entre Exército e casa). Patton já nasceu com a aura, à partida, de futuro militar de carreira. Os seus antepassados assinalavam uma disposição quase genética para dedicar a vida ao país. Patton não seria excepção. Tudo indicava que seguiria a tradição.

Na verdade, o primeiro de três George Smith Patton (sendo o terceiro o general da II Guerra Mundial) foi um dos mais «famosos», digamos, impulsionadores da disposição familiar. Comandara, durante a Guerra Civil Americana, o 22º Regimento de Infantaria de Virginia, e morrera no calor (hipérbole obrigatória) a Batalha de Winchester em Setembro de 1864. A sua morte talvez tenha dado o grande ênfase a toda uma geração de militares. A morte em serviço dava um valor quase imortal a qualquer militar de carreira. Nunca a tensão suicida tivera influência num Patton. Simplesmente, morreriam combatendo.

George S. Patton Jr. cedo perceberia o seu dever de carreira, sem nunca ter duvidado, ele ou qualquer outro, da sua paixão pela batalha. O grande prazer da sua vida vinha, não da derrota do inimigo, mas da vitória sobre o mesmo. Passou um ano (1903-04) no Virginia Military Institute e seria, depois, nomeado para a Academia Militar dos Estados Unidos no primeiro semestre de 1904, e em Junho entraria em West Point. Em Virginia estudou Álgebra, Inglês, História, Desenho e Latim. A História foi, além da guerra, a sua paixão até ao fim dos seus dias. Essa erudição talvez tenha sido a real causa de uma das grandes curiosidades da sua vida: Patton acreditava que tinha sido um guerreiro em vidas passadas, e que tinha participado nas maiores batalhas da História. Os poemas que escrevia eram um reflexo da própria certeza.

«I want you to remember that no bastard ever won a war by dying for his country. He won it by making the other poor dumb bastard die for his...»
-Gen. George S. Patton

*Foto: LTC Patton in front of a French Renault tank (used by the U.S. Army), France, 1918

[João Silva]